segunda-feira, 22 de junho de 2009

Um pouco de História: mas afinal, o que é cinema mesmo?


A palavra cinema é a abreviação de cinematógrafo, designando o complexo arte-indústria-comércio, constituído pela produção, difusão e repercussão de sua obra. A invenção da fotografia apenas preparou o caminho para que o cinema viesse a surgir da combinação do princípio da lanterna mágica. Inventado no fim do século XIX, o cinema era a princípio uma curiosidade científica, passando depois a espetáculo de feira e então ao plano dos negócios. Como arte, qualidade que só foi reconhecida na segunda década do século XX, o cinema é conhecido hoje como a Sétima Arte. Embora a mais nova, não há outra tão popular. Mas essa expansão se deve muito ao fato de ser o filme um produto industrial e negociável. De outro lado, o cinema tem aplicações importantes, como no campo da educação visual: nas escolas, nos centros de treinamento na ciência. Através da produção cinematográfica de um país, por exemplo, é possível fazer a análise de seus costumes e também do seu estilo de vida.



Até 1927, o cinema era mudo, mas não obrigatoriamente silencioso: havia sempre um piano ao lado da tela e, eventualmente, uma orquestra. Desde que Hollywood lançou The Jazz Singer , primeiro filme falado, o cinema não prescindiu mais da palavra. Por outro lado, enriqueceu-se tecnicamente de elementos como a cor, as telas largas e o som estereofônico.







Para os franceses, os inventores da chamada Sétima Arte, foram os irmãos Louis e Auguste Lumière, aos quais se deve a primeira exibição pública de “fotografia animada”, no dia 28 de dezembro de 1895, no Salon Indien do Café de Paris, subsolo, no Boulevard des Capucines, em Paris. Já para os americanos, a glória da invenção cabe a Edison, que, antes dos Lumière, produziu pequenos espetáculos em fita para o seu kinetoscope.








Este era um aparelho individual; porém, o cinematógrafo dos irmãos franceses tornava coletivo o espetáculo. Embora tenha sido possível projetar os filmes primitivos de Edison em tela normal de cinema, foram os Lumière os primeiros a apresentar um espetáculo como o cinema tem sido desde 1895.


Por Nathália Rodrigues

0 comentários:

 
Blogger design by suckmylolly.com