segunda-feira, 22 de junho de 2009

Quase Dois Irmãos


Este filme começa na década de 70 em meio a ditadura militar. Presos políticos e assaltantes de banco dividiam a mesma galeria na Penitenciária da Ilha Grande, localizada na costa do Rio de Janeiro. Todos estavam submetidos à Lei de Segurança Nacional.

Deste encontro surge um dos motivos da elevada violência pela qual o Brasil passa hoje. Foi nesta época que surgiu um dos maiores grupo de traficantes do estado o Comando Vermelho.

Tendo como plano de fundo a vida política do Brasil nos últimos 50 anos e a música popular, "Quase Dois Irmão"s tem Miguel, que quando jovem era um preso político em Ilha grande e depois se tornou deputado federal e Jorginho, filho de sambista, preso por pequenos assaltos, se tornou um dos líderes do Comando Vermelho.

O primeiro encontro destes personagens foi nos anos 50, quando o pai de Miguel um aficionado por cultura negra, encontra o pai de Jorginho, um compositor de sambas. É assim que surge a amizade dos dois, que voltam a se encontrar na prisão. Na "Ilha Grande" as diferenças raciais eram vistas claramente, pois a maior parte dos prisioneiros brancos eram presos políticos, enquanto os negros por crimes comuns.

Mais tarde o conflito principal muda quando a filha de Miguel, uma adolescente de classe média alta, fascinada com o morro e frequentadora dos bailes funk que ocorrem nas comunidades carioca, se envolve com um jovem traficante.

Por Nathália Figueiredo

0 comentários:

 
Blogger design by suckmylolly.com