... a Sétima Arte no Brasil começou mais cedo do que muita gente acredita. Pesquisas efetuadas por Adhemar Gonzaga e Peri Ribas datam de 1898 o primeiro filme brasileiro. A evolução mais significativa do cinema nacional se processa ao fim da década de vinte, com Humberto Mauro e seu famoso “ciclo de Cataguases”, constituído por Na Primavera da Vida (1926), O Tesouro Perdido (1927 - medalha de “melhor filme” nacional do ano, oferecida pela revista “Cinearte”, fundada


Na chamada "nova geração": Nelsom Pereira dos Santos, Walter Hugo Kouri (Na Garganta do Diabo, premiado com o “melhor roteiro”, no Festival de Mar del Plata), Roberto Farias, Rubem Biáfora, Roberto Santos e Carlos Coimbra.
A partir de maio de 1962, quando O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, levantou a Palma de Ouro do Festival de Cannes, diversos filmes brasileiros projetaram-se no exterior, como O A
ssalto ao Trem Pagador, de Roberto Farias, Vidas Secas (extraído do romance de Graciliano Ramos), de Nelson Pereira dos Santos, Os Fusis de Rui Guerra e Deus e o diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha.
Por Nathália Rodrigues (Estudante do 5º período de Comunicação Social)
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