segunda-feira, 22 de junho de 2009

Laranja Mecânica e o Condicionamento Moral


Laranja Mecânica é um filme do aclamado diretor cinematográfico Stanley Kubrick, autor de obras memoráveis como: “2001 - Uma Odisséia no Espaço”, “O Iluminado”, “De Olhos bem Fechados”, “Lolita”, dentre outros. De todos esses filmes, o “Laranja Mecânica” se apresenta de forma diferencial por tratar da violência de uma maneira estarrecedora e chocante. O filme tem toda uma estética psicodélica e futurista, utilizando de música clássica, e de uma violência gritante para falar sobre os caminhos da moralidade.


Laranja Mecânica é um filme setentista, baseado na obra literária de mesmo nome, cujo autor é o Anthony Burgess. O filme retrata a história de vida do jovem Alex (Malcolm McDowell), um punk que anda com um grupo de delinqüentes - os “droogs”, fazendo arruaças e praticando atos violentos que vão desde espancamento de pessoas até o estupro.


Ao longo do filme Alex chega a ser preso, e passa por um tratamento desenvolvido pelo Estado – o "Tratamento Ludovico”. Este tratamento visa a transformação dele em um cidadão exemplar. Uma das cenas mais marcantes, aliás, remete a essa passagem: quando durante uma experiência, os cientistas utilizam o Alex como cobaia - colocam grampos em seus olhos para que ele não os possa fechar, o mantêm amarrado em uma cadeira em frente a um telão e começam a sessão de tortura psicológica – são transmitidas imagens ininterruptas de filmes violentos, e cenas do Nazismo no intuito de traumatizar e causar pavor e enjôos naquele que sempre cometeu tais atos. Mas o que deixou Alex mais aturdido foi quando, durante o tratamento utilizaram a Nona Sinfonia de Beethoven como música de fundo – ele alegava que o Ludwig Van Beethoven só era compositor e que não fazia mal a ninguém e que era horrível escutar sua adorável música presenciando atos violentos. Uma das grandes paixões de Alex, diga-se de passagem, além de praticar sexo e violência, era a música. Alex adorava Beethoven. Para finalizar, a expressão “Laranja Mecânica” refere-se ao produto final em que os médicos ambicionam transformar Alex - o intuito era que toda a sua identidade fosse espremida, até não sobrar mais nada além de um ser frágil, totalmente manipulável, sem condições de escolha. Ele a partir deste tratamento parece estar curado, mas no fim percebemos que ele volta ao seu estado rebelde.



Eis alguns trechos do filme:



Por Nathielle Hó, estudante do 5º período de Comunicação Social, do Centro Universitário Plínio Leite.




Curiosidades quanto ao significado do título “Laranja Mecânica”


O significado de “Laranja Mecânica” nas palavras do tradutor do livro, Nelson Dantas: A Clockwork Orange é uma expressão da gíria cockney, que denomina o desajustado agressivo e desequilibrado, que odeia as instituições e os seres e os agride, inclusive físicamente, mas por razões puramente psicológicas, sem nenhuma politização nem ideologia. Alex é exatamente isso.


Mas um significado relacionado ao livro Laranja Mecânica: ... O ser humano é dotado de vontade. E pode usá-la para escolher entre o bem e o mal. Se só pode fazer o bem, ou só pode fazer o mal, é uma laranja mecânica - significa que tem aparência de um organismo adorável, com cor e suco, mas que na realidade é um brinquedo mecânico para ser manipulado por Deus ou pelo Diabo (que o está substituindo cada vez mais) ou o todo-poderoso Estado. É tão inumano ser totalmente bom quanto totalmente mau. O importante é a escolha moral. O mal tem que existir junto com o bem, de modo que a escolha moral possa existir.




0 comentários:

 
Blogger design by suckmylolly.com