terça-feira, 23 de junho de 2009

Filmes baseados em livros


Muitos críticos de cinema e pessoas comuns são da opinião: adaptações cinematográficas de livros não costumam ser fiéis às obras literárias. Isto se deve ao fato dos livros serem mais extensos e detalhados, impossibilitando que os mesmos sejam retratados em filmes de 2 horas, ou no máximo 3 horas. Muitos filmes por isso, não conseguem captar o todo complexo de um livro, bem como suas mensagens.


Muitos são os exemplos de filmes baseados em livros: tem aqueles que viraram best-sellers como os livros de Harry Potter, cuja autora é a inglesa J. K. Rowling, levando um público grande às salas de cinema para assistirem a cada seqüência das histórias retratadas nos livros: Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, e Harry Potter e as Relíquias da Morte. È surpreendente como filmes que tem seqüências às vezes supreendem para o bem ou para o mal, isto porque costumam dizer que o primeiro é sempre melhor que os posteriores.




Dan Brown é outro autor muito lido e que tem adaptações para o cinema de seus livros, com atuação principal de Tom Hanks em: O Código Da Vinci, e Anjos e Demônios.






Filmes baseados em livros e cujas seqüências foram muito bem feitas – exemplos: O Senhor dos Anéis – uma trilogia baseada na obra literária ficcional de J. R. R. Tolkien.


Ainda tem aqueles filmes clássicos que muitas vezes superam ou são equivalentes aos livros que serviram de inspiração, como por exemplo: O mágico de Oz (1939) - Musical baseado em livro infantil homônimo de L. Frank Baum; E o vento levou (1939) - Clássico dirigido por Victor Fleming e baseado em obra homônima de Margaret Mitchell; Casablanca (1942) - Dirigido por Michael Curtiz e baseado na obra de Murray Burnett e Joan Alison; Psicose (1960) - Filme de Hitchcock, baseado no livro de Robert Bloch; O Poderoso Chefão I (1972) – Clássico norte-americano dirigido por Francis Ford Coppola e baseado no romance homônimo de Mario Puzo; O exorcista (1973) - Filme de terror realizado por William Friedkin e inspirado no livro homônimo de William Petter Blatty; O silêncio dos inocentes (1991) - Filme de suspense realizado por Jonathan Demme com roteiro que se inspirou no livro homônimo de Thomas Harris, A lista de Schindler (1993) - Dirigido por Steven Spielberg e baseado no livro de Thomas Keneally; Clube da Luta (1999) - Dirigido por David Fincher, o filme é baseado no romance homônimo de Chuck Palahniuk.



O Stanley Kubrick é mestre em adaptar livros para o cinema, exemplo disso é o tão controverso e esplêndido Laranja Mecânica (1971) - Clockwork Orange, nome original do filme, foi dirigido por Stanley Kubrick e baseado em romance homônimo de Anthony Burgess; 2001: Uma odisséia no espaço (1968) - Um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos, mostrando como a humanidade pode ser dominada pela máquina. Dirigido por Stanley Kubrick. Foi baseado em duas obras de Arthur C. Clarke. O iluminado (1980) - Baseado no livro homônimo de Stephen King, o filme de Stanley Kubrick é suspense puro com algumas mensagens subliminares, contando com a atuação brilhante de Jack Nicholson.



Para finalizar tem um gênero que é agradável especialmente para as mulheres: o Romance. E um dos filmes que mais me marcou pelas atuações, e por contar a história de uma forma dinâmica e poética baseada no romance dos protagonistas Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy, e por retratar tão bem os costumes da Inglaterra do século XVIII foi o filme “Orgulho e Preconceito”, baseado na obra literária de mesmo nome, cuja autora é a espetacular Jane Austen. Assistam ao trailer:






Depois das dicas dadas aqui, quem sabe não seria interessante ler o livro primeiro, e depois ver o filme, para assim você poder ter uma idéia mais aprofundada do conteúdo e poder fazer uma avaliação mais coerente, crítica e com subsídios sobre as adaptações cinematográficas.


Por Nathielle Hó, estudante do 5º período de Comunicação Social, do Centro Universitário Plínio Leite.


0 comentários:

 
Blogger design by suckmylolly.com